Programação

  • Credenciamento

No primeiro dia de encontro os inscritos se apresentam e ganham uma pulseira de identificação e um crachá para carimbar ao final de cada atividade (os carimbos são contados, é preciso ter um número mínimo de carimbos para ganhar o certificado) e controlar a alimentação.

São distribuídos cadernos com a programação, mapa da universidade e o caderno de texto, com breves noções do que vai acontecer durante o encontro. Também são entregues brindes, como bolsa, bloco de anotações e caneta.

É no credenciamento que é feita a divisão de brigadas e a escolha de algumas atividades, como qual Núcleo de Vivência, GD e Oficina você vai participar.

  • Painel

O espaço começa com uma mesa de palestra onde um tema é exposto, em seguida as brigadas se reúnem em grupos de discussão para debater e comentar, depois um represetante da brigada vai resumir e passar para os outros grupos o que foi debatido, para promover a troca de ideias.

  • Reunião de brigada

Onde os membros dividem tarefas. Para que haja um bom funcionamento das brigadas, é importante participar das reuniões.

  • Núcleo de Vivência

Dia em que saímos da universidade para descobrir comunidades e movimentos sociais muitas vezes discriminados pela mídia. É a chance de conhecer e aprender diretamente da experiência de quem vive aquela cultura.

Possibilidade de conhecer rádios comunitárias, comunidades quilombolas, assentamentos do MST, etc.

  • Socialização dos Núcleos de Vivência

Espaço onde os alunos se juntam para trocar experiências e dividir aprendizado.

  • Oficinas e Minicursos

Geralmente divididos em dois dias, oferecem oportunidade de compartilhar conhecimentos fora do currículo das universidades. Qualquer um que acredita que tem algo interessante para ensinar pode se inscrever e dar aulas de dança, artesanato, charge, fotografia etc.

  • Artcom, Cinecom e Simpecos

Espaços de divulgação de trabalhos dos estudantes, com propostas audiovisuais, artísticas ou científicas.

  • Espaços Autogestionados

Os congressistas podem organizar-se independentemente para discutir temas e questões pautados por eles mesmos.

  • Dia Livre

Nos encontros nacionais, um dia inteiro livre, nos regionais apenas parte de um dia. Para conhecer a cidade e descansar.

  • Grupos de Discussão (GD)

Um facilitador expõe o tema e lança problematizações, estimula o debate e abre a discussão para intervenção de cada pessoa do grupo.

  • Ato Público

Manifestação fora da universidade. A bandeira levantada depende do momento e do local do encontro (exemplo: Enecom 2011 Pará: contra a usina de Belo Monte, Cobrecos 2012 Fortaleza: contra a retirada dos moradores de Pinheirinho).

Antes do Ato fazemos um Pré-Ato, onde explicamos o objetivo e o por quê da manifestação, e preparamos material, como cartazes, camisetas etc.

  • Grupo de Estudo e Trabalho (GET)

Estes grupos têm o objetivo de agregar estudantes interessados em estudar, debater e elaborar ações que coloquem em prática as propostas de transformação social construídas no encontro. Depois do encontro, o trabalho dos GETs é desenvolvido via Internet, através das listas de discussão e das conversas virtuais que são organizadas pelos integrantes de cada grupo.

Qualquer estudante pode participar de quantos GETs quiserem, mas é importante conseguir acompanhar os debates e participar ativamente da construção das ações.

  • Cultural

Festa que acontece todas as noites na universidade, com música cultural local e temas variados. Uma ótima oportunidade para se familiarizar com novas expressões artísticas e culturas.

  • Reunião das Regionais da Enecos

No final do encontro as regionais se reúnem para conversar sobre as atividades do encontro, dividem opiniões e idéias que podem ser transportadas para o diretório ou centro acadêmico de suas escolas.

  • Conecom

Conselho Nacional de Estudantes de Comunicação, espaço em que as regionais expõem suas impressões do Enecom, define as ações e o calendário (marcam os próximos encontros nacional e regionais, seminário de formação política e o congresso nacional) da executiva.

Para sentir mais um gostinho de como é um encontro da Enecos, visite a página registro e escolha um encontro para ver fotos e vídeos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s